"Nutrição é a arte de dar saúde à vida!"
(Luany Dourado)

Intervenção na Neurodiversidade
O acompanhamento nutricional é de suma importância, uma vez que contribui para otimizar qualidade de vida, prevenção e manutenção da saúde, tratando comorbidades como gastrointestinais, dores abdominais, diarreia crônica, flatulências, vômitos, refluxo, alergia, intolerância e sensibilidade alimentar, assim como alterações no comportamento, irritabilidade, distúrbios do sono, no cognitivo, atenção e concentração, entre outros.
​
Falando em nutrição no neurodesenvolvimento tem uma condição complexa, sobre a qual, ações alimentares e nutricionais corretas e eficazes contribuem para o progresso na qualidade de vida destes indivíduos, sendo preciso observar efeitos preventivos em carências nutricionais na infância, na verdade desde antes da gestação. A conduta dietética nas crianças neuro "atípicas" é de grande importância para a evolução e melhoria da saúde física, metabólica e mental. Pesquisas apresentam que uma dieta equilibrada tem um impacto positivo na saúde mental e no bem-estar, principalmente na sintomatologia que tem infinitas possibilidades para a melhora da qualidade de vida destes pacientes, expressando mudanças na comunicação, atenção, hiperatividade, comportamentos alvos, sensorial, imunidade, dentre outros...
​
Dentro deste acompanhamento com nutricionista especialista, destacam – se intervenção alimentar, com atividades, estratégias, capacitações com a criança, adolescente e até adultos; com os pais, cuidadores e acompanhantes, para que haja generalização de mudança no comportamento alimentar.
Outro aspecto de extrema importância já evidenciado na literatura e consenso é a diversidade da microbiota intestinal, controle de patógenos, reparo de epitélio (leaky gut), equilibrando esse microbioma, suplementação das principais vitaminas e minerais para proteção e bom funcionamento da imunidade inata e que faltam em uma alimentação restrita e seletiva.
Outra atenção é sobre o cuidado com alimentos ultra – processados ricos em açúcares e gorduras, xenobióticos, glutamatos, conservantes, corante, dentre outros, os quais temos que intervir na preferência por alimentos in –natura ou minimamente processados, aumentando o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos, sementes, castanhas, cereais orgânicos, proteínas, hortaliças... ricos em vitaminas e minerais essenciais.
A nutrição é a base, sem ela não evoluímos e, o atendimento deve ser humanizado, com respeito, cuidado e muito amor... Comigo tem tudo isso e mais um pouco:)
​
"Nutrição é arte de dar saúde à vida!" Luany Dourado
​